Exposição Narrativas Afetivas – Alexandra Eckert
31 de março de 2015
Mostrar tudo

Bianca Santini expõe na Galeria de Arte Modernidade

Bianca Santini na Modernidade Galeria de Arte
Exposição GEOGRAFIAS DA PAISAGEM da artista BIANCA SANTINI

Bianca Santini apresenta seus novos trabalhos em uma exposição individual nomeada Geografias da Paisagem, que inaugura em três etapas e distintos locais: dia 21 de março, no atelier Jabutipê, dia 11 de abril, no Jardim do DMAE, ambos em Porto Alegre e dia 08 de abril, na galeria Modernidade em Novo Hamburgo.

A exposição recebe o nome de Geografias da Paisagem por dois motivos: um pelo tema proposto pela artista no qual a artista busca um olhar contemporâneo sobre paisagem e que serve de matéria prima para sua produção, e outro, pelo conceito ampliado de exposição para além das paredes da galeria e do atelier, onde a artista apresenta seu trabalho em três pontos geográficos diferentes. No dia 21 de março, inaugura a primeira parte da exposição no Jabutipê, que é um atelier com espaço para exposição e reflexão, onde estarão expostos os trabalhos resultantes do seu processo de criação com pinturas sobre papel e objetos. A segunda parte da exposição inaugura dia 08 de abril, na galeria Modernidade em Novo Hamburgo, com pinturas em grande formato, fotografia e objetos sobre a paisagem, como uma forma de relacionar e refletir sobre seu trabalho no mercado de arte. E a terceira parte ocorre no espaço público com uma intervenção no jardim do DMAE, levando sua arte mais próxima do público e evocando parte do seu processo que inclui a observação da natureza e da paisagem através de um enquadramento. Nesta intervenção a ideia é proporcionar ao público a parte da experiência e do olhar da artista.

Segundo a curadora Ana Zavadil:

“Trata-se de uma exposição em três lugares diferentes: Atelier Jabutipê (Porto Alegre), Galeria Modernidade (Novo Hamburgo) e espaço público. No último lugar, a paisagem real é tomada por empréstimo e, no seu habitat, é emoldurada. A moldura, colocada diretamente na natureza, perfaz um sentido contrário de sua vocação, que é a de excluir o ambiente e o próprio espectador, colocando um limite na obra para possibilitar a sua fruição estética. Aqui ela adere ao ambiente, chama a atenção para o entorno, convida o observador a olhar para o recorte proposto e estender o seu olhar para a linha do horizonte. É fruição plena, já que a paisagem é atravessada em sua potencialidade.

Nos espaços fechados do ateliê e da galeria, os trabalhos levam a paisagem para dentro e criam tramas entre as linguagens, oferecendo lugares imaginários para a contemplação, criados pela afetividade da artista ao gravar nos suportes instantes de suas memórias e valores de suas vivências, abrindo janelas para outras fronteiras. Segundo Anne Cauquelin, “a mescla de territórios e a ausência de fronteiras sobre os domínios são uma marca bem própria do contemporâneo, e a paisagem não foge a essa regra”.

Nesta exposição em três espaços diferentes, Bianca Santini mostra a sua criação híbrida, pois a paisagem ora aparece de forma real, ora inventada, ora construída simbolicamente; no entanto, o que é apresentado em cada um dos espaços é uma seleção de trabalhos laboriosamente realizados e de grande impacto visual, que revelam a força pictórica de uma visão poética da paisagem em consonância com o mundo interior da artista.

Sobre a artista

Bianca Santini é natural de Porto Alegre. Iniciou suas atividades artísticas, em 1985. A artista expôs individualmente na galeria Arte& Fato(A Paisagem como Vestígio, 2014) e na Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal de Porto Alegre (Formas e Cores, 2009) e participou do 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre (2014), da exposição Horizontes (In)Prováveis da Paisagem, Museu de Direitos Humanos(2014), da III Feira da Gravura, promovida pela Associação Chico Lisboa na Galeria da Duque(2014), da exposição Dez ao Cubo na galeria Arte&Fato(2014) e Futebol Arte realizada no Moinhos Shopping com apoio do Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão e Centro Cultural Aplub (2002).

Serviço:

Evento: Exposição Geografias da Paisagem, da artista Bianca Santini.

Aberturas / Locais / Visitação:

08 de abril de 2015, às 19h, Galeria Modernidade, Rua General Osório, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo. Visitação de 08 a 30 de abril de 2015, segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30min às 18h. Sábado, das 10h às 12h.

11 de abril de 2015, das 11h às 17h, Jardim do DMAE, Rua 24 de Outubro, 200, Bairro Independência, Porto Alegre. Visitação diariamente das 8h às 20h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *